O comissionamento é um processo fundamental que visa garantir que os sistemas e componentes instalados atendam às necessidades e requisitos operacionais. Este processo utiliza técnicas e procedimentos específicos para:
Garantir a qualidade e o adequado funcionamento dos sistemas de ar condicionado;
Certificar que as instalações atingem as premissas descritas no projeto;
Assegurar a utilização da melhor condição de eficiência energética para atender aos requisitos do usuário;
Identificar e informar ao usuário final todas as possibilidades de melhoria e ganho energético para a operação dos sistemas.
Falhas nos dutos, como infiltrações ou vazamentos, comprometem o desempenho adequado dos sistemas de ventilação e têm o potencial de afetar diretamente a qualidade do ar nos ambientes, além de aumentar o consumo de energia.
O balanceamento de fluxo de ar é realizado nos condicionadores, dutos e terminais de ar para ajustar o sistema de distribuição de ar climatizado conforme especificado no projeto.
O balanceamento hidráulico consiste no ajuste da água gelada e/ou água de condensação para a vazão de projeto, sendo realizado por meio do ajuste das válvulas de balanceamento com equipamentos específicos.
O teste de estanqueidade DW143 tem como objetivo verificar se os dutos estão dentro dos padrões solicitados pelas normas, sendo recomendado periodicamente para prevenir problemas futuros.
A termografia é uma técnica de medição de temperatura por meio de imagens termográficas geradas por equipamentos avançados. Ao aplicar a termografia em quadros elétricos, motores e compressores, evita-se falhas nos equipamentos devido ao superaquecimento, promovendo a eliminação de riscos, prevenção de acidentes e trabalho seguro. Quando realizada por um profissional experiente, a termografia é uma das mais avançadas técnicas de manutenção e correção disponíveis.